Há 3 anos
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Artigo - Jogo com lance de primeira
Artigo – Marina e o PV jogam de primeira
Ela e os verdes acabam de mostrar que, no momento, estão acima do oportunismo. Jogaram os dois times que estão em campo para o escanteio com um lance de arrepiar a galera brasileira. Politicamente, responderam aos assédios de ambos os lados com uma posição firme e clara: vocês não prestam.
Claro, deve ter pesado na decisão de neutralidade de Marina Silva a fidelidade com os seus eleitores. É incontestável que os 20 milhões de eleitores brasileiros que votaram na candidata do PV no primeiro turno das Eleições de 2010 não queriam nem tucanos e nem petistas no comando deste país. Se Marina Silva optasse por apoiar um ou outro estaria cometendo uma imperdoável traição a estes eleitores que tentaram dar uma nova cara ao Brasil político.
Fora isso, o que satisfaz e tranqüiliza é que o PV tem entre seus filiados políticos de personalidade. Fernando Gabeira, seu membro-fundador, é um homem de respeito. E a própria Marina Silva, a partir desta posição tomada no dia 17 de outubro de 2010, já nas vésperas do segundo turno, tem pela frente um horizonte promissor.
Se recebeu este ano 20 milhões de votos ainda com um posicionamento radical em relação a determinados temas nacionais, com certeza, com as experiências da votação expressiva e da neutralidade no segundo turno amadurecerá. Mas o trocadilho não poderá prevalecer no conceito político. Marina deverá continuar verde, convicta do que diz e defende.
O Brasil precisa muito de políticos assim. Chega de oportunistas. Tiriricas nós já temos de monte.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Destaque - O outubro é rosa
O Movimento Internacional Outubro Rosa está presente no Norte do Paraná. Em Cambé, a fonte luminosa da Praça Getúlio Vargas, em frente ao prédio da Prefeitura, permanece todas as noites destacando a cor rosa.
A iniciativa é da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância e o ato simbólico é para conscientizar a população sobre o câncer de mama e sensibilizá-la da importância do diagnóstico precoce.
Além da iluminação da fonte, um material informativo orienta sobre a mamografia e o auto-exame. “Faça o auto-exame, mas lembre-se que ele não substitui os exames feitos pelos especialistas”, recomenda, após esclarecer que no Brasil são cinco novos casos por hora.
O material ensina como fazer o auto-exame e informa sobre fatores de risco e prevenção. Nos anos 50, por exemplo, as chances de cura eram de 30%. Hoje, se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%.
São fatores de risco do câncer de mama o histórico familiar da doença, a alimentação com elevado consumo de gordura animal, a primeira gravidez após os 30 anos de idade, a menopausa acima dos 50 anos e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
Entre os comportamentos que ajudam na prevenção constam no material informativo a manutenção do peso ideal, a prática de atividade física, a dieta alimentar saudável e a realização periódica dos exames de mama.
A recomendação sobre o auto-exame é reforçada, para que seja feito mensalmente como forma de prevenção, mas seguida pelo alerta: “Não se esqueça que o procedimento não substitui o exame realizado por um especialista”.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Homenagem à Mãe Aparecida
O 12 de outubro é especial. Porque é das Crianças. Porque é de Nossa Senhora Aparecida. Porque é do Brasil e dos brasileiros.
Em Londrina, as comemorações foram concentradas na Vila Nova, onde o Santuário de Aparecida acolheu romeiros de toda a região durante o dia todo. As missas foram celebradas a partir da 6h15, prosseguindo até o final da tarde, com uma celebração na praça em frente à Paróquia.
Nas homílias, o que mais se ouviu foi um apelo para a consciência nacional. Sem forçar a barra, os celebrantes pediram à benção de Nossa Senhora Aparecida para que saibamos, inclusive, como eleitores saber escolher candidatos que sejam dignos e éticos e que atuem em defesa dos brasileiros, e não de seus interesses pessoais.
É este o Brasil que queremos para as nossas crianças. Mas para todas as crianças brasileiras, e não somente àquelas que são vítimas de homens que se rendem à corrupção, ao jeitinho, aos favores e influências.
As crianças precisam de homens que possam mirar, sem constrangimento, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA
Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis. Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção. Consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade.
Assim Seja.
Este pequeno texto e as imagens são publicadas simultaneamente neste blog e em dois outros com os seguintes endereços:
Assinar:
Postagens (Atom)