terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estatística dos candidatos - O que temos?



A estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode ser conferida na Internet (http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/estatistica2010/est_candidatura.html), tem informações importantes sobre os candidatos de todo o Brasil que disputam cargos majoritários e proporcionais nas eleições do dia 3 de outubro.

Lá estão disponíveis dados como grau de instrução e ocupação de candidatos a presidente e seu vice, governador e seu vice, senador e seu suplente, deputados federais e estaduais. A estatística é também por sexo, faixa etária, estado civil, coligação, partido entre outros.

Na atualização do dia 28 de setembro, terça-feira, o Paraná tem 1.032 candidatos. Esse número considera todas as candidaturas que foram feitas no prazo legal no Tribunal Regional Eleitoral.

Se considerados apenas os candidatos aptos, o número de candidatos cai para 889. Consideram-se aptos: as candidaturas deferidas, as candidaturas indeferidas com recurso, as candidaturas deferidas com recurso e os substitutivos majoritários pendentes de julgamento.

Vamos mostrar o grau de instrução da totalidade dos candidatos paranaenses, considerando-se que, do total, mesmo os que já foram considerados inaptos tiveram a pretensão de um cargo público eletivo.

Todos os sete candidatos a governador e seus sete candidatos a vice tem curso superior completo. Dos 12 candidatos ao Senado, três tem o ensino médio completo e nove tem o curso superior completo. Dos candidatos à primeira suplência no Senado, sete tem o ensino médio completo, um tem o superior incompleto e seis tem o curso superior completo. Dos candidatos à segunda suplência ao Senado, dois tem o ensino fundamental completo, três tem o superior incompleto e nove tem o superior completo.

Entre os candidatos a deputado federal, três declararam que sabem ler e escrever, dez tem o ensino fundamental incompleto, 22 tem o ensino fundamental completo, 20 tem o ensino médio incompleto, 94 tem o ensino médio completo, 22 tem o ensino superior incompleto e 166 tem o ensino superior completo.

Dos candidatos a deputado estadual do Paraná, sete declararam que sabem ler e escrever, 11 tem o ensino fundamental incompleto, 44 tem o ensino fundamental completo, 16 tem o ensino médio incompleto, 174 tem o ensino médio completo, 66 tem o ensino superior incompleto e 323 tem o ensino superior completo.

Na próxima postagem, vamos mostrar a ocupação de todos que se candidataram a cargos majoritários ou proporcionais no Paraná, também usando o critério da totalidade, que inclui aqueles que já foram considerados inaptos.

No http://walterogama.blogspot.com, confira quem somos, na estatística do TSE dos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário