quinta-feira, 20 de maio de 2010

Crônica - Viva o bom vendedor

Desempregado após 33 anos de trabalho com carteira assinada, além de quatro na condição de aprendiz em laboratório de prótese dentária, tive o meu currículo selecionado em uma área na qual nunca atuei. Sou profissional de comunicação, com predominância no jornalismo impresso, apesar de ter feito televisão, assessoria de imprensa e ter lecionado por dois anos como professor auxiliar da Universidade Estadual de Londrina. O meu primeiro emprego com registro em carteira foi em uma agência bancária, o extinto Ginko, na rua Sergipe, centro de Londrina.

Pois é. A área na qual o meu currículo foi selecionado era o de vendas. Na apresentação do currículo expus que me considerava excluído do mercado da comunicação, pois além de contatos pessoais, telefonemas e Correios, não tive respostas para mais de duzentos e-mails candidatando-me a vagas. Na mensagem ao empregador também disse que podia usar o conhecimento em comunicação para trabalhar com vendas. À minha idade, de 53 anos, relacionei a experiência.

Foi sorte. O currículo foi parar nas mãos de um profissional experiente em vendas, que respondia pelo cargo de supervisor. Felizmente, a empresa, de pequeno porte, não dispunha de recursos humanos. Esse supervisor me deu treinamento e por duas semanas acompanhei um veterano. A partir daquele ponto eu teria que seguir sozinho.

Confesso. Fracassei. Não tenho talento para vendas e é por isso mesmo que admiro muito as pessoas que fazem dessa atividade o ganha pão. São mestres que percebem o ponto de interesse de quem compra. Não pude permanecer nesta área, mas aprendi muito no período em que tentei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário