sábado, 8 de maio de 2010

Livro - Sou Cidadã será lançado dia 14


A Faculdade Integrado Inesul, em Londrina, lança na sexta-feira, dia 14 de maio de 2010, às 20 horas, em seu Centro de Convenções, o livro Sou Cidadã - Trajetória e Conquistas de uma Líder Comunitária, Rosalina Batista.

Não é uma biografia. É um pretenso romance, desenvolvido com a técnica da grande reportagem, onde as ferramentas da crônica e da literatura são predominantes na maioria dos capítulos.

Para trabalhar esse estilo, usei na fase de coleta de informações a abordagem de impacto. Conheço Rosalina Batista e boa parte de suas histórias. Então decidi que jamais sentaria com ela numa sala aconchegante para ouvir a sua história.

As informações foram colhidas no improviso, durante algum evento, nos curtos intervalos do curso de bordado em tecido que Rosalina cooredena na Biblioteca Virtual do Jardim Franciscato, Zona Sul de Londrina, nas andanças entre um lugar e outro. Conversamos, sem gravador, sem bloco de anotação.

Rosalina é mineira e começou a trabalhar na roça quando tinha oito anos de idade. A família veio ao Paraná e a mudança não siginificou uma mudança na relação de trabalho dos pais desta líder comunitária, que no então Distrito de Tamarana enfrentou um regime de exploração da mão-de-obra rural.

Depois de casada, Rosalina e a família mudaram-se para a zona urbana de Londrina. De início, ela continuou trabalhando no campo, mas depois virou diarista. Um dia foi dispensada pelos donos da casa que limpava porque morava num bairro pobre e estigmatizado, o Jardim Franciscato. O bairro era foco de notícia policial diariamente, devido ao índice de criminalidade.

Foi a gato d'água. A revolta foi transformada em ação e Rosalina fundou, com  seis vizinhas, o Clube das Mulheres Batalhadoras do Jardim Franciscato, hoje uma associação. Já participou de nove eventos internacionais. É conselheira municipal e estadual de saúde.

Na foto acima, a capa do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário