segunda-feira, 10 de maio de 2010

Para os bons ouvidos - A música de Elomar

Elomar Figueira de Melo não é apenas um cantor e compositor brasileiro. Ele é de uma safra especial de artistas da música popular brasileira cujos talentos são desprezados pelo mercado fonográfico convencional. Nem por isso Elomar (seu nome de batismo é Elomar Figueira Mello) deixou de ser ouvido.

Entre o final dos anos de 1970 e o início dos anos de 1980 ele foi um dos artistas que correu o Brasil pelo Projeto Pixinguinha. Em Londrina, Elomar se apresentou com o MPB4 e o Quarteto em Cy, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde.

Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, Elomar voltou para as fazendas de sua família e decidiu tocar música. Gravou o primeiro LP (bolachão) incentivado por um amigo. Foi para Salvador sem a viola, que teve que ser emprestada de uma moça. Durante os ensaios, foi descoberto por Vinicius de Moraes.

Não fosse a intervenção de um outro poeta e o destino deste talento, que já cantou com grandes orquestras nacionais, estivesse nas mãos dos coordenadores de recursos humanos das médias e grandes empresas brasileiras, praticantes cegas dos sistemas de gestão importados da Europa e dos Estados Unidos, Elomar não teria feito bem para tantos ouvidos e corações ávidos de um cantar inteligente, criativo e envolvente.

Tenho um vídeo que extrai do Youtube no meu blog de contos, crônicas e reportagens. Acesse:

http://walterogama.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário